domingo, 11 de março de 2012

a desintoxicar do fim de semana


Geralmente, sou cuidadosa com a minha alimentação sem ser obsessiva.

Procuro manter um equilíbrio entre a quantidade de alimentos que ingiro e os gastos calóricos que realmente tenho. No entanto não ando a contar calorias! Tenho noção dos alimentos que são necessários para o meu organismo e tento fugir ao máximo das gorduras e dos doces (destes últimos fujo com grande dificuldade) e beber muita água. Em relação aos alimentos ricos em hidratos de carbono esforço-me por ser muito moderada e não os ingiro à noite.

Esta forma de alimentação está de tal modo implementada nos meus hábitos alimentares que na altura em que tenho que escolher o que comer às refeições nem me lembro da existência de certos alimentos (pizas, hamburgers, molhos, natas, fritos…)

No entanto, a partir de sexta-feira à noite acabam-se todas as regras! Janto o que me for servido, como as entradas que estiverem na mesa, bebo vinho, cocktais, bebidas espirituosas e degusto todas as sobremesas. Não perco nem 1 segundo a pensar se o alimento ou bebida que estou prestes a ingerir é ou não saudável. Dedico-me apenas a divertir-me!

Chegada a segunda-feira, aí sim, tento desintoxicar o meu organismo (ou pelo menos gosto de pensar que o faço) dos excessos alimentares cometidos durante o fim de semana.

Assim, começo o dia bebendo um copo bem grande de água morna com sumo de limão. Passados 30 minutos tomo o pequeno almoço que consiste apenas num smoothie de frutas com 15 ml de extrato de clorofila.

O extrato de clorofila sabe horrivelmente mal mas como o smoothie é bastante espesso acaba por disfarçar o sabor. Atenção este smoothie não deverá levar leite! A ideia é mesmo desintoxicar e os alimentos de origem animal não entram aqui. Comprei uns smoothies no continente, na secção dos frescos, muito bons e nos quais me baseei para fazer os meus em casa: Smoothie de morango e banana: banana; laranja; morangos / Smoothie de ananás e côco: banana; maçã, côco, ananás e laranja.

Eu faço os meus smoothies “a olho”. O que lhes dá a textura espessa é a banana. Uso uma inteira assim como uma laranja. Os restantes frutos coloco um pouco de cada. Depois adiciono os 15 ml de extrato de clorofila.
O extrato de clorofila encontrei na loja “celeiro do campo” em Setúbal. É um frasco grandito (500 ml) com extrato de clorofila ao qual foi adicionado hortelã e lima.

A vantagem da clorofila é que é um poderoso desintoxicante que visa reduzir as toxinas sanguíneas; restituir a qualidade e número de glóbulos vermelhos; fornecer ferro a todos os órgãos; aumentar as defesas do organismo, promovendo a produção de anticorpos; ajudar no processo de purificação e desintoxicação do fígado; ajudar a equilibrar e a manter os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Entre outras qualidades.

Parece a banha da cobra mas agora está muito in em dietas de desintoxicação. E não custa experimentar… ou melhor, até custa um pouquinho porque é intragável mas se fizer o que promete!...

Durante o resto do dia baseio a minha alimentação em frutas (apenas 2: uma a meio da manhã e outra a meio da tarde) e legumes.


Ao almoço opto por sopa (sem natas ou carnes) e salada que, dada a enorme variedade de legumes que existem, pode ser deliciosa. Não temos de nos sujeitar à sempre igual e aborrecida salada mista (alface, tomate e pepino). Podemos incluir nas nossas saladas uma vasta variedade de legumes que depois de grelhados são muito saborosos mesmo frios: beringela, courgette, cogumelos, espargos verdes… Um prato de legumes salteados (com apenas 1 fio de azeite, pouco sal e alho) também é uma excelente opção. O tempero com ervas aromáticas pode surpreender-nos o paladar.

Mesmo no meu dia de desintoxicação, ao jantar como carne. Como passo 2 horas “a malhar” no ginásio acho que as minhas células precisam de proteínas para se regenerarem durante a noite. Acompanho um peitinho de frango grelhado com salada (muita) e legumes salteados. E… uma gelatina! :) É que eu sou muito gulosa ;P

Muito importante, durante todo o dia bebo muita, muita aguinha.

E não, nunca me sinto fraquinha durante este dia. Pelo contrário, o meu corpo está superalimentado do fim de semana e sabe-me muito bem fazer um dia de desintoxicação. Psicologicamente sinto-me bem por pensar que estou a livrar-me de todas as porcarias que ingeri durante o fim de semana (seja ou não a realidade). Fisicamente, noto o meu corpo “desinchar” e ganhar em energia.

Nos outros dias não sou tão restritiva mas gosto muito da minha segunda feira desintoxicante!

5 comentários:

  1. Excelente dica sobre o extrato de clorofila!!
    Não conhecia os benefícios, mas tenho q testar ;)
    E mesmo para quem não cometa excessos no fds, acho que só nos faz bem fazer uma "Detox Monday" eheh
    bjinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, faz-me sentir muito melhor. E quanto à clorofila... só mesmo experimentando :)

      Eliminar
  2. A parte da clorofila é que não me convence! Mas para as mais corajosas, acho que devem experimentar! Eu não sou assim tão corajosa! Já o resto, acho que tenho mesmo que seguir o teu exemplo, pois estes fins de semana são altamente calóricos ... e depois vê-se o resultado, pneus e mais pneus... chiuf chiuf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o chá verde também é bom para desintoxicar. Não tem é as mesmas propriedades da clorofila... mas tem outras!

      Eliminar
  3. Olá Ana! Obrigada pelas dicas. Não conhecia o extrato de clorofila. Não correremos o risco de ficar um pouco verdes :-))

    ResponderEliminar