sábado, 2 de março de 2013

é verdade, tenho um novo plano alimentar




Desde o verão passado que notava as minhas roupas, progressivamente, mais apertadas. Apesar de fazer uma alimentação bastante equilibrada, de ter conhecimento de quais os alimentos a comer em função das necessidades do meu organismo e as horas a que os devo comer, andava a abusar das quantidades. Quando deveria comer 2 ou 3 bolachas maria, devorava um pacote inteiro. O mesmo para as bolachas integrais. E as quantidades de comida às refeições… enfim! É com facilidade que nos enganamos a nós mesmos pensado “mas o frango é uma carne magra” ou “estas bolachas têm pouca gordura”. Pois, mas ainda assim há que respeitar as quantidades.

Levei alguns meses a “deixar-me andar” até que se deu o click! Vi que desta vez não estava a conseguir por mim mesma e decidi que precisava de uma espécie de policiamento. Alguém que compreendesse que não estava satisfeita com a imagem que estava adquirir, que me aconselhasse, motivasse e… me obrigasse a subir para cima da balança.

É que, ao contrário de quase todas as outras mulheres, eu raramente me peso. Geralmente é só quando sou obrigada em alguma consulta!

Podia ir falar com a Ana Carolina mas como recomenda o ditado popular “amigos, amigos, negócios à parte”...

Então optei por ir a uma consulta com a Dra. Rose Sousa. Um amigo meu já perdeu 10 quilos desde que começou a ser acompanhado por ela e está muito satisfeito. Algumas amigas, inspiradas por ele, também foram à consulta com a Dra. Rose e todas elogiavam o seu método de trabalho e capacidade de motivação.

Assim lá fui. E ADOREI!

A Dra. Rose é muito atenciosa, ouve-nos e, após uma avaliação do índice de massa corporal através da bio impedância elabora um plano alimentar baseado nas nossas necessidades individuais, tendo em conta o nosso horário ao longo dos dias, tipo de atividade que exercemos, se praticamos exercício físico e de que tipo, se temos uma vida social ativa (como é o meu caso).

Fiquei muito bem impressionada logo desde o inicio por nem questionar o peso que pretendo alcançar. Apenas me perguntou qual o peso que eu tinha e com o qual me sentia bem. Nada daquelas conversas entediantes que para mim e para muitas pessoas como eu, entram por um ouvido e sai pelo outro, do tipo “mas está bem assim”, “acha mesmo que precisa de emagrecer esses quilos?”. É que a essas perguntas, geralmente, respondo “acho, ou não estaria aqui!”

Além disso a Dra. é muito motivadora. Perguntou-me “está disposta a mudar os seus hábitos alimentares? A conseguir mudar para melhor? Então vamos elaborar um plano alimentar para si e vamos conseguir!”

E é mesmo assim que eu penso. Se é para fazer, é para fazer já! Saí da primeira consulta super motivada e nos primeiros dias fui bastante cumpridora. No entanto, ainda me é muito difícil não petiscar entre as refeições e os lanches, além de que continuei a ter uma vida social bastante dinâmica com convites para jantar e saídas à noite.

Após 2 semanas voltei a ter consulta com a Dra. Rose. Perdi 1,4 kg e estou muito satisfeita. O meu plano alimentar foi reformulado em função de uma análise do que senti ao longo das últimas 2 semanas. Voltei a sair da consulta com mais força para continuar e com a certeza de que vou evitar muitas das facadas que fiz à dieta no decorrer dos primeiros quinze dias para que, na próxima consulta, consiga ver resultados ainda melhores.

Caso haja alguém interessado em contactar a Dra. Rose para saber os locais onde dá consultas o número é 91 987 91 95.

6 comentários:

  1. A propósito, a Dra. Rose tem sido um sucesso no meio de pessoas que já possuem algumas informações sobre nutrição, mas que precisam de uma turbinada para perderem peso e se sentirem dispostas. Ela prescreve uma dieta que, ao final, é mais saborosa que as tradicionais repletas de "calorias vazias" e depois, mesmo que não se pretenda perder peso, lá estão os conceitos da Dra. Rose na nossa mente, que nos fazem recuperar o verdadeiro sabor dos alimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e a energia que esta alimentação muito mais natural nos fornece. É fantástica!

      Eliminar
  2. Ora viva, querida Ana!

    Obrigada por tão simpáticas palavras sobre mim e sobre o meu método de trabalho.
    Para mim, é gratificante saber que o meu método de reeducação alimentar, contigo, tem ido de encontro com aquilo que desejas. E é, somente desta forma que as coisas em Nutrição resultam.
    Como nutricionista, sei que a busca por um corpo perfeito, por vezes foge a sensatez e as tais classificações de normalidades do I.M.C. - Índice de Massa Corporal da OMS...mas ai, é necessário saber pesar os prós e os contras e fazer uma boa avaliação nutricional e estética pois há casos em que,uma pessoa pode estar dentro dos padrões normais do I.M.C. e ter gordura localizada em certas zonas do corpo de forma inestética.

    E é, portanto, neste contexto que eu entro com a minha NUTRIÇÃO ESTÉTICA - procurando ir de encontro com as necessidades pessoais de cada um.
    A minha Nutrição, está voltada para implementar um cuidado nutricional que, além dos requisitos fundamentais da dietética e da dietoterapia aplicados à prevenção ou ao tratamento de doenças crónicas não transmissíveis, atenta, do mesmo modo , às "necessidades estéticas" dos meus clientes como no tratamento de : flacidez, acne, cabelo e unhas fracas, celulite, gordura localizada, varizes, etc).

    Como nutricionista tento otimizar os resultados estéticos priorizando a saúde global do meu cliente e a mudança dos hábitos alimentares para assim, perpetuarem ao longo da vida e refletir numa beleza duradoura.
    Beijinhos doces e abraços calóricos,
    Rose Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a propósito de "beleza duradoura" cada vez noto maior diferença na minha pele, cabelos e unhas. Para melhor. Muito positivo!

      Eliminar
  3. Queria aqui também dar o meu testemunho, ando a ser seguida por a Drª Rose desde Setembro, à seria, porque antes disso, andei muito tempo a "brincar" às dietas. Em Setembro depois de uma consulta de rotina,feitas as análises e durante uma ecografia abdominal, o médico que a estava a realizar, virou-se para mim, e disse-me que estava com fígado gordo e a entrar em obesidade, e com os problemas de fígado que poderia vir a ter, se não mudasse radicalmente de vida, fortes probabilidades de ter um problema muito grave de saúde, aí deu-me o click definitivo....Tinha de emagrecer. No mesmo dia liguei para a Rose e inscrevi-me no ginásio. Faço ginásio todos os dias da semana pelo menos 1,5h e faço a alimentação recomendada na consulta. Já perdi desde Setembro 10 kg, diminui o perímetro abdominal em 17cm e tenho muito mais "força".
    Todos os que me conhecem me dão os parabéns por estar tão bonita, ser aquilo que era à quase 20 anos atrás :)uma moça jeitosa ehehhe
    Tenho de agradecer em muito à paciência da Rose e de todos os conselhos e de todas as alternativas que dá na alimentação, não é uma dieta difícil de fazer, porque é "gostosa" e cá em casa o meu marido também já partilha da minha alimentação (embora ele não tenha problemas nenhuns de peso, pelo contrario).
    Boa sorte Ana nesta caminha de perda de peso, por vezes é difícil, mas no fim compensa e muito.
    Isadora V.C.Girio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu testemunho. É muito motivante! São histórias de sucesso como a sua que trazem bom nome a profissionais tão competentes como a Dra Rose.

      Eliminar