quarta-feira, 14 de novembro de 2012

a pele e o frio (ou como evitar o look Pai Natal)



Não há nada tão bom para conseguir o look Pai Natal como sair de um ambiente climatizado (leia-se quentinho) para um bem frio. Permanecer ao frio também costuma oferecer o mesmo resultado sobretudo se acompanhado por um ventinho cortante! Em poucos minutos consigo ficar com o nariz e as bochechas vermelhas como cerejas!
É verdade, o frio já chegou... e, tal como nos outros anos, com ele chegaram também as mãos e os pés gelados, o nariz a pingar, as bochechas vermelhas, os lábios secos... a chegada do tempo frio traz consigo diversos fatores de agressão para a pele. Não são só as temperaturas exteriores e o vento que fragilizam a nossa pele mas também certos comportamentos que adotamos para nos aquecermos: ar condicionado, exposição direta a fontes de calor como aquecedores e lareiras, banhos com água demasiado quente…
As peles oleosas ficam mais desequilibradas devido à diferença entre a temperatura exterior e a interior e as peles secas tornam-se mais secas. Se a pele for sensível, a reação às diferenças de temperaturas resulta no tal look Pai Natal o qual pode ser aperfeiçoado caso sucumbamos às tentações que caracterizam a gastronomia outono/inverno do nosso país.

Mas, voltando ao tema: pele…

A principal razão porque a pele fica mais seca com a chegada das temperaturas baixas reside no facto de o frio ter uma ação vasoconstritora. Para que a temperatura junto aos órgãos vitais esteja assegurada outras partes do corpo são negligenciadas. Assim, nas áreas em que o sangue passa a circular menos, há um menor aporte de nutrientes.

É, então, muito importante mantermo-nos quentes para que o sangue circule normalmente por todo o corpo. Para tal, em ambientes exteriores, o uso de luvas, gorro e cachecol, de preferência de materiais naturais, pode ser muito útil. A prática de uma atividade física moderada (moderada, pois…) é aconselhada pois ativa a circulação.

Os inimigos a evitar para que não fiquemos com o look Pai Natal estão já identificados. Mas é fácil concluir que evitá-los é bastante complicado senão mesmo impossível. É, no entanto, possível e aconselhável preparar a pele para o frio. Aqui fica o melhor conselho que existe: hidratar!

E existem várias formas para hidratar bem a pele:
·  beber muita água;
·  humedecer o ambiente colocando um copo de água junto ao aquecedor;
·  Fazer caminhadas, posso parecer tendenciosa mas é mesmo verdade, e o ar puro faz muito bem à mente, ao corpo e à alma.
·  Readaptar os produtos de tratamento do rosto e do corpo escolhendo cremes mais hidratantes


1 comentário:

  1. Parabens pelo lindo blog,e obrigada por compartilhar no grupo belezasem crueldade.
    :)

    ResponderEliminar