terça-feira, 16 de outubro de 2012

à procura da nossa portugalidade... encontrei...


Nos meus passeios pela magnifica paisagem da maravilhosa Serra da Arrábida, encontrei o salão de chá da Quinta do Lapidário situado em pleno Parque Natural da Arrábida.




O silêncio, o isolamento proporcionado pela vegetação circundante conferem um ambiente tranquilo ao jardim da casa do lapidário que funciona como salão de chá.

 Dispõe de estacionamento privativo com capacidade para 30 veículos. Logo à saída do carro somos observados pelos inúmeros gatos que por ali passam ou que nos observam preguiçosamente deitados ao sol.

Então atravessamos um caminho estreito ladeado por vegetação característica da Arrábida que nos conduz ao jardim da casa do lapidário, de arquitetura tradicional, adornado com inúmeras espécies autóctones. Uma vez chegados ao jardim somos assaltados por aromas intensos, doces tentações e peças singulares. A natureza da Arrábida inspira as criações gastronómicas e artesanais da Quinta do Lapidário, onde a azáfama fica lá fora.

Os olhos são os primeiros a ficar deslumbrados. Elementos de cerâmica, produzidos artesanalmente e pintados à mão, forram as paredes deste espaço, num convite a entrar na sala principal, onde uma panóplia de produtos regionais ressalta aos olhos dos clientes.


Este espaço oferece a quem o visita a possibilidade de usufruir do melhor que a região da Arrábida tem para oferecer.

A quinta do lapidário dispõe de casa de chá com lotação até 70 pessoas. Para minha sorte, das vezes que lá fui, tive o privilégio de dispor do jardim só para mim ou de partilhá-lo com, apenas, mais 2 ou 3 casais!

Num salão de chá toda a envolvência é importante para que apeteça estar mas se os produtos a degustar forem de encontro ao nosso paladar então, o momento, só pode ser perfeito.

Na quinta do lapidário, para além dos produtos regionais, como o queijo de Azeitão (um dos melhores do país) a manteiga de ovelha ou o moscatel de Setúbal, o visitante poderá deleitar-se com as melhores tortas de Azeitão (cuja receita se encontra na família há gerações).
Além de toda a doçaria regional de elevada qualidade assim como alguns doces conventuais confecionados de modo caseiro pelos próprios. Para acompanhar estas iguarias nada melhor que os chás feitos de ervas colhidas na serra e na própria quinta, ou bebericar um dos deliciosos licores aqui confecionados.



Os chás, feitos com ervas colhidas na própria quinta, com os aromas de poejo e lúcia-lima encontram-se entre os mais apreciados pelos visitantes ao salão de chá, são um atrativo, assim como a doçaria, com destaque para os doces de tangerina e maracujá vermelho, e os licores, todos de confeção própria.


“Tudo é feito como antigamente. Os ingredientes marcam a diferença dos nossos produtos”, salienta João Alface, proprietário da Quinta do Lapidário, existente desde 1992, que, com a família, perpetua as tradições da região. “É um espaço de encontros e de contacto com a natureza.”

Mas os prazeres não se ficam pela gastronomia. Azulejos, pratos, jarras, candeeiros e cinzeiros são alguns dos artigos de cerâmica decorativa, com preços para todas as carteiras, que podem ser encontrados na Quinta do Lapidário, onde não faltam as mais variadas e criativas peças de bijutaria.

Dado a singularidade deste espaço e do serviço aqui prestado impõem-se desde logo a sua visita, quer se trate de um fugaz passeio ou de um momento para comungar com o ambiente envolvente e a estética tão tipicamente portuguesa e para nos recordarmos do que era Portugal (que ainda podia ser…)

A Quinta do Lapidário encontra-se aberta todos os dias, das 10h00 às 19h00.
Situa-se no cruzamento Arrábida-Sesimbra, Aldeia de Irmãos, Azeitão



Concluo que o recomendo enquanto local para reflexão, leitura enquanto se desfruta de um chá muito agradável ou como local para degustação dos excelente produtos tradicionais





2 comentários:

  1. Saudades desse pãozinho e queijos :(((
    E que belo tesouro escondido na nossa serra :D

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Ana,

    Parabéns pelo post e pelo blogue.

    Continuação de bom trabalho.

    Cumprimentos,

    José Santana
    Setúbal Cultural

    ResponderEliminar