domingo, 30 de setembro de 2012

exercícios: beneficios de caminhar



É a atividade física mais acessível que existe e é extremamente salutar.

A caminhada pode ser feita por pessoas de qualquer idade, não exige nenhuma habilidade que não seja andar, não é preciso pagar mensalidade… enfim, é uma atividade excelente para a saúde cardiovascular, para manter o bom funcionamento do corpo e é também excelente para a mente.

De acordo com o fisiologista do desporto Paulo Correia, da Unifesp, "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de desporto, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana”.

Além da melhoria do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. Algumas já são imensamente conhecidas. Outras apesar de muito importantes, não são tão do conhecimento geral. Aqui estão algumas:
  • Melhora a circulação

  • Torna os pulmões mais eficientes

  • Mantém o peso em equilíbrio e emagrece - Este talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Alguém que está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas.

  • Combate a osteoporosemuito importante! O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos nos nossos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

  • Afasta a depressão e aumenta a sensação de bem-estar - Durante a caminhada, o nosso corpo liberta uma quantidade maior de endorfina, hormona responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina. Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

  • Deixa o cérebro mais saudável - Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumentam a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.

  • Protege contra derrames e enfartes - Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e enfartes. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam".
Acho a imagem que se segue muito elucidativa acerca dos benefícios da caminhada para o noso organismo.



6 comentários:

  1. Bom dia Ana

    Mais um post fantástico. É mesmo a actividade desportiva mais barata que existe e só não a pratica quem não pode (pessoas com algum tipo de limitação física ao nivel da mobilidade) e quem não quer (basicamente os preguiçosos). Tenho feito algumas caminhadas ultimamente (algumas técnicas, outras culturais e outras com alto grau de dificuldade) e sinto a diferença sobretudo ao nivel das pernas e da resistência respiratória.
    Juntem-se grupos de amigos, de vizinhos e façam caminhadas pela VOSSSA SAÚDE.

    Nunca é demais dizer. Mais um excelente post by ANA NO MUNDO DOS SONHOS

    Beijocas
    Davide

    ResponderEliminar
  2. Muito elucidativo. Obg. Ana...
    Temos que continuar a caminhar inverno fora... Haja sol!

    ResponderEliminar
  3. Olá Aninha

    Tenho feito algumas caminhadas e tenho notado algumas melhorias quer a nivel físico assim como cardiorrespiratório.. Sem dúvida, uma forma de fazer exercício de uma maneira mais descontraida.. Desconhecia algumas das informações que escreveste sobre as caminhadas e os seus benefícios.


    Obrigado por partilhares mais um fantástico Post!!

    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. Muito bem ! Gostava de voltar a caminhar, mas como sabes tenho andado muito desanimada para fazer seja o que for. Tenho que contrariar este meu estado e começar devagarinho. Não sei quando, mas vou ter que voltar a fazer qualquer coisa. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. eu começei dia 24/07/2012 sabado pois acordei e disse p/mim mesma as 7h da manha vou criar vergonha na cara esta obessa acima do pesso 20k exames de sangie tudo alterados hoje dia 02/11/1012 emagreci ja 7k estou me sentindo otima vou ate aos domingos caminhar estou amando!!!!!sem falar q/a faltta de ar passou!!!ja arrumei varia amigas lá onde caminho marcamos de se encontrar todos os dias !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha. Uma excelente experiência de vida. Um exemplo que muitas mais pessoas deveriam adotar.

      Eliminar