domingo, 31 de março de 2013

detox - porque fazer?




Um detox (abreviatura de desintoxicação) é “a remoção fisiológica ou medicinal de substâncias tóxicas a um organismo vivo, incluindo, mas não limitado, ao corpo humano”.

As dietas detox são planos alimentares algo extremistas, usados como uma das abordagens da medicina alternativa, que pretende livrar o corpo de "toxinas" acumuladas ou seja de substâncias nocivas que, alegadamente, exercem efeitos indesejáveis ​​para a saúde a curto ou a longo prazo. O Detoxing é baseado no conceito de que o corpo precisa de ajuda para se livrar de toxinas indesejadas, de contaminantes presentes em alimentos processados. Em teoria, uma vez livre de toxinas, o corpo funciona melhor.

As dietas detox afirmam ter efeitos desintoxicantes justificando a necessidade de levar a cabo este tipo de alimentação com o argumento de que a maioria dos alimentos está contaminada por vários ingredientes considerados desnecessários para a vida humana, como intensificadores de sabor, corantes alimentares, pesticidas e conservantes. As dietas detox podem envolver o consumo de alimentos extremamente limitados (apenas água ou sumo, uma forma de jejum), eliminando certos alimentos da dieta (como as gorduras), ou eliminando alimentos processados considerados irritantes para o organismo.

Para fazer uma desintoxicação de forma saudável, não se deve submeter a jejuns, a dietas liquidas ou outras que possam conduzir a estados de fraqueza. Deve-se pensar em fazer uma desintoxicação como uma forma de comer clean ou seja comer alimentos o mais próximo do seu estado natural, menos processados ​​, sem ingredientes artificiais.

Numa dieta detox dever-se-á privilegiar o consumo de muita água, frutas, legumes, proteínas magras, fibra magra, alimentos com baixo teor de gordura e cereais integrais. Entre os melhores alimentos naturais de desintoxicação encontram-se: vegetais de folhas verdes, limões, agrião, chá verde, brócolos, sementes, repolho e frutas. Este tipo de alimentos além de contribuírem para a perda de peso, são ricos em nutrientes e contêm menos produtos químicos. As fibras e líquidos aceleraram os processos de limpeza naturais do organismo e aliviando problemas gastrointestinais, como obstipação.





boa Páscoa
















sábado, 30 de março de 2013

prada candy 2013

Adorei a campanha publicitária da eau de toillete Candy, da prada, para este ano. É docinha nas tonalidades e identifico-me com o apetite voraz da personagem feminina por doces.





sexta-feira, 29 de março de 2013

sugestões para a Páscoa

É verdade a primavera já não é o que era! Como disse no post anterior ainda estamos no inverno mas, como ainda não alterei a data da Páscoa, este ano celebramo-la em meio ao frio e à chuva.

No entanto, apesar do clima não colaborar, como sabem, se há coisa que gosto é de celebrações, preferencialmente, bem celebradas. Assim, como a festa pagã com a qual agora coincide a Páscoa, homenageava a deusa da primavera (Ostera ou Esther, nomes com sonoridade semelhante a Easter) vamo-nos tentar vestirmo-nos de forma a chamar a primavera. Com cores da natureza, luminosas, florais e alegres que apelem à renovação.










quinta-feira, 28 de março de 2013

aproveitem a Páscoa enquanto tem esta data...



Toda a gente se queixa que as estações do ano estão todas viradas do avesso e que já ninguém as entende; porque faz calor até novembro e frio até abril. Porque os ditados populares como “Março, Marçagão, manhãs de inverno, tardes de verão” já não fazem qualquer sentido. No entanto ninguém faz nada para mudar esta situação. Ou antes, por corrigi-la como corrigiram o português.
Se alteraram a nossa bela e histórica língua portuguesa estabelecendo um acordo com o qual, aparentemente, ninguém concorda, porque não estabelecer um acordo que vá ao encontro da necessidade de mudança por que anseia o povo português?

Ninguém faz nada mas faço eu. Afinal, neste país, qualquer gato-pingado que se chegue à frente pode fazer e mandar o que lhe der na bolha e eu até terminei o meu curso a um dia de semana como é normal e fiz tudo como manda a lei.

Então, fica já aqui decidido que a partir de agora ainda estamos no inverno!

A primavera terá início no dia 15 de abril que é um dia assim mais para o primaveril e calha muito bem ali a meio do mês. As restantes estações suceder-se-ão com a duração de 3 meses salvo se o clima não estiver de acordo com as minhas expetativas. Assim, o verão terá início a 15 de julho (aí já será verão de certeza), o outono a 15 de outubro (salvo se ainda estiver demasiado calor; nesse caso poderei adiar o inicio desta estação por mais 1 ou 2 semanas) e o inverno começará a 15 de janeiro. Por motivos climatéricos poderão haver estações maiores e outras menores afinal ninguém manda no tempo. Manda-se é nos portugueses!

Altero, também, a passagem de ano para o antigo solstício de verão. Deste modo, acontecerá a 21 de junho uma festa com raízes ancestrais e com a vantagem de podermos usar roupa leve e de cerimónia na noite do réveillon em vez de estarmos a bater os dentes de frio. É dois em um.

Por fim, estabeleço que o Carnaval se comemorará no antigo início do Outono. Ainda pensei em pô-lo ali a meio do verão para os foliões poderem andar descascados sem apanhar nenhuma constipação mas, depois, pensei melhor e pareceu-me demais andarem descascados e a transpirar; nos bares a passarem uns pelos outros com os corpos húmidos e pegajosos. Não! Fica ali onde era o equinócio de outono, a 21 de setembro, que fica mesmo bem porque afinal não será verão nem outono será o Carnaval!

Por agora fica assim. Ainda vou refletir sobre a Páscoa pois esta quadra festiva rica em chocolates acontece numa altura que o povo começa a tentar emagrecer. Isto parece-me uma tentativa de frustrar os portugueses. Hmmm, tenho de pensar bem nisto!

quarta-feira, 27 de março de 2013

novos hábitos alimentares

Hoje é o dia!




Independentemente dos resultados que a bio impedância me fornecerá hoje, estou muito contente com os hábitos que consegui introduzir (alguns reintroduzir) na minha alimentação e pelos que consegui perder de tal forma que já nem lhes sinto a falta.

Era uma viciada em bolachas! Comia bolachas a todas as horas do dia e, atualmente, nem lhes sinto a falta. Os bolos eram outra das características da minha alimentação; pelo menos um por dia. Agora só os tenho comido em festas. É verdade que quando os tenho à minha frente é difícil resistir mas venci o “vício” de os comer todos os dias. E, por muito inacreditável que me parecesse, sou capaz de passar dias que não penso em comer um. O problema mesmo é, como já disse, quando aparecem gratuitamente à minha frente.

As bolachas e os bolos foram os alimentos mais difíceis de me privar mas fiz várias alterações na minha alimentação que conduziram a um maior bem-estar que se vê (vê-se mesmo) na pele, nos cabelos, nas unhas e na cintura (iupi). Sinto-me com bastante mais energia, menos pesada e sonolenta.

De inicio parece difícil mas, aos poucos, habituamo-nos a substituir alguns alimentos por outros e, garanto, que o bem-estar que se obtém é tão superior que não queremos voltar aos hábitos antigos.

Vou aqui deixar algumas das alterações mais importantes que fiz na minha alimentação.

·        Evito quase completamente todos os alimentos à base de trigo: pão, massas, bolachas… O glúten do trigo faz a minha barriga inchar! Adotei o pão de centeio tipo alemão que além de não conter trigo necessita de muita mastigação o que leva a uma mais rápida sensação de saciedade (o nosso cérebro pensa “eh pah, os maxilares estão a mastigar à tanto tempo que já deve chegar!”). Além disso, como é absorvido pelo organismo de forma mais lenta que os alimentos muito refinados a sensação de saciedade dura mais tempo.


·      Para barrar o pão uso os triângulos de queijo fundido da “Vaca que ri”, os meus preferidos, ou queijo creme philadelphia. Sempre na versão light. Estes são os meus preferidos não quer dizer que para outras pessoas não sejam outros de outras marcas;




·        Ao pequeno-almoço passei a comer uma mistura de cereais, sementes, bagas e frutos secos que eu mesma preparo. Misturo muesli sem açúcar com sementes diversas (sésamo, linhaça, abóbora, chia, papoila, girassol…), aveia integral, bagas (goji, mirtilho…) e frutos secos (avelãs, nozes, amêndoas, pinhões).
mirtilhos desidratados

·        Entre as refeições opto por fruta ( 2 peças por dia) ou uma barrita sacialis deliciosas e com poucas calorias.
barrinha sacialis de 59 kcal da Bicentury

·        No final das refeições para acalmar o meu desejo por doces finalizo com uma gelatina de 10kcal.


·        O leite já há muitos anos que eu não bebia. Além de só gostar do leite quando “atafulhado” em chocolate, a digestão era sempre desconfortável.  Atualmente opto por iogurtes magros e queijo fresco (os outros queijos deliciosos ficam reservados para ocasiões mais especiais).

·        Bebo 1,5 l de chá verde por dia (preparado com canela e uma pitada de gengibre) e acompanho as refeições com infusões de várias plantas, para não enjoar o sabor e para obter os diferentes benefícios que as diferentes plantas têm para nos oferecer.

·        Ao jantar não resisto a um copo de vinho tinto mas este é rico em resveratrol, uma substância com propriedades antioxidantes e anti inflamatórias ;)


·    Começo todas as refeições com um prato de sopa sem batata e sem azeite e rico em ervas aromáticas. Deliciosa!

·      A carne vermelha (vaca) reservo para os dias em que janto fora porque ADORO!; carne de porco evito comer pois sinto-me sempre mal e faz-me borbulhas; carne branca (frango ou peru) como uma ou duas vezes por semana. Opto maioritariamente por peixe, tentado variar o mais possível, cuja digestão é para mim muito mais fácil evitando a sensação de barriga inchada.

·     Acompanho a carne ou o peixe com muita, muita salada com diferentes tipos de folhas verdes, pepino, cogumelos, pimentos, sementes e alguns legumes salteados (não incluo leguminosas ou legumes ricos em hidratos de carbono).



      Comigo está a funcionar!

terça-feira, 26 de março de 2013

a chamar a primavera




Está frio, vento, chuva... apesar de precisar-mos de usar roupa de inverno podemos recorrer aos tons de primavera para alegrar o dia.

segunda-feira, 25 de março de 2013

as minhas carteiras querem uma irmã

Esta manhã acordei assustada com o som de um pranto desgostoso DENTRO DA MINHA PRÓPRIA CASA. Fui, pé ante pé, em busca da fonte daquele som que exprimia um tal desespero que até me oprimia o coração.

E lá estavam elas: carteiras, clutchs, shopping bags... quase todas as minhas malas, reunidas em família e todas elas em pranto como se de um velório se tratasse. Perguntei-lhes o que tinha acontecido, se alguma se tinha magoado ou desaparecido. Mas não, não era nada disso que as torturava. Apesar das saudades que sentiam das suas irmãs guardadas no armário e até de sentirem falta da que teve a sorte de sair comigo à rua no dia anterior o problema era outro.





As minhas malas anseiam por uma nova irmã. E, quando olhei para o ecrã do meu portátil persegui a angústia que as oprimia.

 Quem não compreende que atire a primeira pedra!

domingo, 24 de março de 2013

cuidados para uma pele luminosa


Ter uma pele radiante depende muitos fatores tais como genética, meio ambiente, cuidados de higiene e beleza, alimentação. Em relação à genética e ao meio ambiente, nada podemos fazer para os alterar (bem, em relação ao último podemos mudarmo-nos para os Alpes…) já no que respeita aos cuidados de higiene, beleza e alimentação as nossas escolhas refletir-se-ão visivelmente na nossa pele.

Para ter uma pele luminosa é essencial mante-la limpa, por fora e por dentro. Devemos escolher os produtos de limpeza adequados ao nosso tipo de pele, beber muita água e fazer uma alimentação o mais natural possível. Quanto mais refinados e processados forem os alimentos mais contribuirão para intoxicar o nosso organismo, o que se irá refletir de imediato no nosso aspeto. O aspeto da nossa pele revela claramente o que comemos.

De entre os produtos que experimentei para limpeza do rosto, estes encontram-se entre os que mais gostei.

Para desmaquilhar…



Para lavar …




Para limpar em maior profundidade…



Para tonificar…



Após limpar e tonificar a pele, de manhã e de noite, é essencial hidrata-la e nutri-la, pois uma vez que a camada hidrolipidica foi removida pelos produtos de limpeza a pele encontra-se desprotegida dos fatores externos. De acordo com as características da pele poder-se-á optar pelo uso de um sérum que irá potenciar os benefícios dos produtos de tratamento a aplicar posteriormente. De dia é cada vez mais imprescindível o uso de protetor solar em qualquer estação do ano.


Atualmente, estou  super fã destes produtos…








No que respeita à alimentação, como já disse, deverá ser o mais natural possível, privilegiando as frutas, verduras, sementes e produtos orgânicos ... Várias celebridades, sempre a par das últimas tendências no que respeita a beleza, já adotaram como parte integrante das suas vidas uma dieta orgânica. Porque não experimentar também?








sexta-feira, 22 de março de 2013

há coisas que nem os cães querem comer!




A propósito de nem a Bee querer comer bolachas de esferovite, lembrei-me de uma história minha que também envolve um cão. Trata-se do acontecimento que me fez refletir sobre os meus talentos culinários (ou ausência deles) e tomar a decisão definitiva “longe dos tachos é que estou bem”.

Há uns bons anos atrás tivemos como membro da família um caniche que era o menino dos olhos de todos. O cão tornou-se de tal forma mimado e guloso que engordou de tanto… mimo…! Quando os sinais de excesso de peso se tronaram incontornáveis, o veterinário aconselhou que, para bem da saúde do animal, este passasse a comer uma ração light em quantidades diminutas que nada satisfaziam o estômago do cão habituado a alambazar-se. Ao ver-se, subitamente, privado de todas as delícias gastronómicas e quantidades astronómicas de comida a que estava habituado, o cão ficou tomado de tais desejos que passou a comer tudo o que caia ao chão. Ousado, assaltava o balde do lixo apesar das palmadas que tal ato lhe custavam.  Ao passear na rua, intrépido, fazia desaparecer para dentro do estomago tudo o que tivesse sido, um dia, passível de ser comido (ainda que já em vias de decomposição).

Como estarão os invulgares (e maus) hábitos alimentares de um caniche mimado relacionados com o facto de eu ter optado por uma vida tachos free?

Então foi assim, numa daquelas noites de SPM, fui acometida por um intenso desejo de comer ovos estrelados. Assim, arregacei as mangas, peguei numa frigideira antiaderente e pimba, parti um ovo lá para dentro. Parece fácil, não é? Pois, foi o que pensei mas a verdade é que, não me perguntem como, aquele ovo ficou tão mau que nem o cão que comia cabeças de peixe podres apanhadas na rua o quis! Cheirou e FUGIU!

Conclusão: o meu ovo estrelado deveria ser muito semelhante às bolachas de esferovite!